TDAH: o que é e quais suas características?

TDAH: o que é e quais suas características?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. Se caracteriza por sintomas como:

  • Desatenção;
  • Inquietude;
  • Impulsividade;
  • Agitação;
  • Falta de concentração e foco.

É um transtorno que envolve alterações na região frontal do cérebro e suas conexões com o restante dele, além de estar associado a liberação errática de neurotransmissores como dopamina e noroadrenalina. Já é comprovado que existe um componente genético que pode predispor ao TDAH.  

Acomete entre 2 a 18% da população geral dependendo do estudo, podendo chegar de 9 a 15% das crianças em idade escolar. Em geral, os homens são mais acometidos do que as mulheres.  

A hiperatividade/impulsividade e o déficit de atenção podem apresentar de forma associada ou individualizada cada um dos componentes referentes a esses transtornos. Comumente, a hiperatividade vem associada a impulsividade e começa a ser notada por volta de 4 anos de idade, com pico aos 8 anos. São sinais de hiperatividade: 

  • Dificuldade de ficar sentado;
  • Movimentos repetitivos de pés e mãos;
  • Fala excessiva;
  • Interrupções frequentes;
  • Corridas inapropriadas;
  • Não permanecer na mesma brincadeira por um tempo mínimo.

No adolescente, há necessidade de uma visão mais atenta, pois a automutilação e o vício em tecnologia podem estar associados e dificultar o diagnóstico. Devido a fase do desenvolvimento em que se encontra, já apresenta maior propensão a drogadição, sexo não seguro e outros comportamentos de risco que, associados a hiperatividade, podem ser agravados. 

O déficit de atenção normalmente é notado por volta dos 8 anos de idade, quando o prejuízo do foco e processamento cognitivo começam a impactar no rendimento escolar. São sinais de déficit de atenção: 

  • Não lembrar de fazer a lição de casa;
  • Evitar tarefas que requerem esforço mental;
  • Perder coisas ou não lembrar onde guardou;
  • Parecer não estar ouvindo (fica “no mundo da lua”).

Claro que todo indivíduo e principalmente a criança apresentam em algum grau os sinais descritos acima, então quando se preocupar? Vamos nos preocupar quando esses sinais não são adequados para a fase do desenvolvimento em que se encontra a criança, se iniciarem antes dos 12 anos de idade, ocorrerem de forma frequente em mais de um ambiente (escola e casa), persistirem há mais de 6 meses e causarem impacto na vida social.

About Author