Higiene bucal dos bebês

29/01/2018 - Dra. Marcela Noronha


Quando iniciar a escovação dos dentes do bebê? Qual a pasta de dentes recomendada? Qual é o melhor jeito de manter a higiene oral do meu bebê?

A higiene bucal é recomendada a partir do nascimento com dedal próprio ou uma gaze ou fralda enrolada no dedo e utilizando apenas água com o intuito de remover o excesso de leite.

A partir do nascimento do primeiro dente, a escova dental própria para bebês com cerdas macias deve ser utilizada para a higiene dental. A pasta de dente a ser utilizada deve conter flúor na quantidade de 1000ppm F, e a camada colocada sobre a escova deve ser de um grão de arroz para crianças menores de 3 anos e um grão de ervilha para crianças entre 3 e 6 anos de idade. A pasta de dente não deve ser ingerida pelas crianças para prevenir uma doença causa pelo excesso de flúor, a fluorose.  

A recomendação é que a escovação dos dentes ocorra no mínimo 3 vezes por dia com maior atenção a escovação da noite após a alimentação, pois ela tem o papel principal na prevenção de cáries. 

Uma alimentação pobre em açúcar também contribui para a manutenção de uma boca saudável, já que a produção ácida do metabolismo dessa substância promove a descalcificação e perda mineral do esmalte do dente, tornando-o poroso e propiciando um melhor ambiente para a formação da cárie. 

cadastre-se

receba nossos conteúdos por e-mail.

veja também

Consequências do desfralde precoce

saiba mais

A importância de escovar os dentes das crianças

saiba mais

Qual a melhor mochila para ir à escola?

saiba mais

Kit Praia: o que não pode faltar na sua mala!

saiba mais

Teste do olhinho (reflexo vermelho): saiba tudo

saiba mais

Como e quando enrolar o bebê na manta

saiba mais

©2020 - Dra. Marcela Noronha - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por