Dúvidas sobre o umbigo do bebê

09/05/2018 - Dra. Marcela Noronha


Ao nascer, o cordão umbilical que ligava o bebê até a placenta da mãe e era responsável por levar nutrientes e oxigênio ao bebê já não é mais necessário. Por esse motivo, o cordão umbilical é cortado no parto, restando o coto umbilical.

Normalmente, o coto umbilical leva de 10 a 21 dias para cair. Durante esse processo, vai se tornando seco e preto e, após cair, ainda leva aproximadamente de 7 a 10 dias para cicatrizar por inteiro. 

Para a higiene do coto umbilical primeiramente lave as mãos e, com auxílio de em cotonete embebido em álcool 70%, limpe o local a cada troca de fraldas, mantendo o umbiguinho sempre limpo e seco. A fralda pode cobrir o umbigo e o uso de faixas ou bandagens no local não é recomendado. 

Às vezes, podemos observar um pouco de sangramento sujando a fralda, mas não se preocupe, isso é normal. Porém, se envolta do local estiver vermelho, inchado ou com secreção muito malcheirosa (um pouco de mal cheiro pode existir antes da higienização), procure seu pediatra e converse com ele, pois isso pode ser sinal de infecção. 

Em algumas situações (20% dos bebês), após cair o coto umbilical, o umbigo fica saltado. Isso é um sinal, provavelmente, de uma hérnia umbilical, que na grande maioria das crianças vai fechar espontaneamente até os 5 anos de idade sem a necessidade de nenhuma intervenção.  

cadastre-se

receba nossos conteúdos por e-mail.

veja também

Consequências do desfralde precoce

saiba mais

A importância de escovar os dentes das crianças

saiba mais

Qual a melhor mochila para ir à escola?

saiba mais

Kit Praia: o que não pode faltar na sua mala!

saiba mais

Teste do olhinho (reflexo vermelho): saiba tudo

saiba mais

Como e quando enrolar o bebê na manta

saiba mais

©2020 - Dra. Marcela Noronha - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por