A importância de escovar os dentes das crianças

17/02/2020 - Dra. Marcela Noronha


Uma escovação dental adequada na infância é fundamental na prevenção de cáries, gengivites e criação de bons hábitos na higiene oral.

Uma pesquisa nacional do Ministério da Saúde revelou o chocante número: mais de 50% das crianças até 5 anos de idade apresentam cáries nos dentes de leite. Para preveni-las é recomendado que a higiene oral se inicie desde o nascimento, com a limpeza das gengivas após as mamadas. 

Já para crianças que apresentam pelo menos 1 dente na boca, a recomendação é a escovação dos dentes no mínimo de duas vezes por dia, supervisionada ou conduzida por um adulto, com o uso de cremes dentais que contenham flúor na quantidade de 1 grão de arroz até aproximadamente 7 anos de idade, quando a criança aprende a cuspir, e de um grão de ervilha após essa idade. 

Dietas com baixo teor de açúcar, evitar uso de mamadeiras e realizar a higienização bucal após ingerir qualquer tipo de alimento antes de dormir são fortemente recomendados para se evitar as cáries. 

Não deixe de consultar um odontopediatra para obter mais dicas sobre escovação e manter sorriso das crianças sempre lindo.

cadastre-se

receba nossos conteúdos por e-mail.

veja também

Consequências do desfralde precoce

saiba mais

Qual a melhor mochila para ir à escola?

saiba mais

Kit Praia: o que não pode faltar na sua mala!

saiba mais

Teste do olhinho (reflexo vermelho): saiba tudo

saiba mais

Como e quando enrolar o bebê na manta

saiba mais

Teste da orelhinha: Como é feito? Para que serve?

saiba mais

©2020 - Dra. Marcela Noronha - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por