Consequências do desfralde precoce

Consequências do desfralde precoce

Entre 2 a 3 anos de idade, a criança está neurologicamente pronta para iniciar o desfralde, pois é nessa fase que ela percebe o controle dos seus esfíncteres e sua bexiga começa a ter capacidade de armazenar uma quantidade maior de urina.

Antes desse período, o bebê pode perceber que quando sua fralda é retirada pode fazer xixi ou cocô, mas isso não significa que ele está maduro físico e psicologicamente para o processo do desfralde, que pode trazer consequências severas no futuro, como constipação, segurar muito o xixi, bexiga hiperativa e infecções urinárias de repetição. Para entender melhor, precisamos compreender que 80% de tudo o que acreditamos se forma até os 3 anos de idade e, ao iniciar um desfralde precoce, o bebê pode entender que ele precisa corresponder à expectativa do adulto em atender a uma demanda que ele ainda não tem condições físicas e é isso que pode gerar diversos os problemas no futuro. 

Respeite o tempo do desenvolvimento do seu bebê. Assim que a fralda começar a se encher de uma hora para outra com muito xixi, a urina se tornar mais concentrada (com uma cor mais amarelada), a criança começar a se incomodar com a fralda ou pedir uma calcinha ou cueca está chegando a hora certa do desfralde.  

Cada coisa tem um tempo certo para acontecer. Conheça seu filho e o seu desenvolvimento único, e desfrute de cada momento, pois é isso que importa!

About Author