As crianças de hoje estão mais inteligentes?

14/06/2018 - Dra. Marcela Noronha


Essa é um a pergunta muito frequente nos dias atuais. As vovós afirmam categoricamente que os bebês de hoje já nascem mais inteligentes, mas será verdade?

Para começar a elucidar essa questão, vamos primeiramente definir o que é inteligência. Inteligência é a capacidade de solucionar problemas. Existem vários tipos de inteligência: linguística, musical, lógico-matemática, espacial, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencial. Algumas pessoas podem ter uma boa inteligência em uma área e não serem tão bons e outras.

O teste de quociente de inteligência, o QI, é um dos métodos de avaliação mais usados para medir a inteligência. Segundo esse teste, a inteligência aumentou cerca de 20 pontos desde 1950 e mantém um aumento de 3 pontos por década.

Acredita-se que a melhor nutrição ofertada para as crianças nos dias de hoje associada ao aumento do estímulo para o desenvolvimento disponibilizado pelos pais e a complexidade cognitiva dos novos tempos com tablets, televisão, computadores e jogos contribuíram para o aumento da inteligência.

Então, para matar a dúvida de uma vez por todas: a vovó tem razão! Realmente, as crianças de hoje estão mais inteligentes.

cadastre-se

receba nossos conteúdos por e-mail.

veja também

Cantinho do castigo ou da tranquilidade?

saiba mais

Pode ou não pode beijar os filhos na boca?

saiba mais

Elogios: será que sempre são bons?

saiba mais

Rotina: descubra todos os benefícios

saiba mais

Por que é tão importante confiar nas nossas crianças?

saiba mais

Jantar em família: conheça todos os benefícios

saiba mais

©2020 - Dra. Marcela Noronha - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por