A importância dos primeiros mil dias de vida do bebê

06/02/2020 - Dra. Marcela Noronha

Os mil primeiros dias de vida são os mais importantes que existem. Eles vão desde a concepção dentro da barriga da mãe até os 2 anos de idade. Nesta fase, o cérebro do bebê pode criar até 1,8 milhões de conexões sinápticas por segundo, e só as que forem estimuladas nessa fase serão mantidas na vida adulta.

Embora o cérebro só vá completar o seu desenvolvimento por volta de 24 anos de vida, os primeiros mil dias são responsáveis por mais de 80% do desenvolvimento cerebral. É nessa fase que, mesmo sem saber falar ou nos expressar corretamente, decidimos grande parte do que pensamos sobre nós mesmos, elaboramos nossa autoestima e definimos as nossas crenças.

Por isso invista tempo, presença física com qualidade e observação do seu bebê nos primeiros mil dias de vida. Quanto mais você conhecer as necessidades do seu bebê e souber explorar a curiosidade inata dele, melhor ele se desenvolverá.

Para saber mais sobre como estimular autoconfiança, autoestima, empatia e muito mais, acesse os vários textos sobre comportamento feitos especialmente para você.

cadastre-se

receba nossos conteúdos por e-mail.

veja também

Cantinho do castigo ou da tranquilidade?

saiba mais

Pode ou não pode beijar os filhos na boca?

saiba mais

Elogios: será que sempre são bons?

saiba mais

Rotina: descubra todos os benefícios

saiba mais

Por que é tão importante confiar nas nossas crianças?

saiba mais

Jantar em família: conheça todos os benefícios

saiba mais

©2020 - Dra. Marcela Noronha - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por